Visite

Acesse: vereadornassokaxinawa.blogspot.com.br - Contato: 68 9938-1042

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

agenda do vereador Nasso deste fim de semana


Durante os dias 12 a 19 de outubro o vereador Cacique Nasso Kaxinawa estevem em atividades nas terras Indígenas Praia do Carapanã e Caucho.
vice-prefeito Chagas Batista 
·     *   Em visita as famílias Huni kuí da Praia do Carapanã, estive na aldeia Água Viva, reunido com as famílias das aldeias locais, com a participação do Manoel Kaxinawa coordenador da OPITAR, como a presença do vice-prefeito Chagas Batista.
aldeia do carapanã
   *  Esta reunião teve com objetivo traçar um plano de trabalho das comunidades, reavaliar os avanços das atividades o que já foram desenvolvidos nas aldeias e trabalhar novas alternâncias, com mais parcerias do Governo Municipal, Estadual e Federal, com o intuito de poder fortalecer o desenvolvimento econômico da comunidade. A terra Indígena Praia do Carapanã é a primeira a trabalhar com projetos de manejo de pirarucu são desafios, esperamos que em breve a comunidade tenha um bom resultado do projeto de manejo.

cupinchal  do caucho lado de fora 
cunpichal do caucho lado de dentro
   *  Um grande centro cultural esta sendo construída na aldeia Água Viva para as práticas culturais e espirituais, como eventos e encontros que irão acontecer em breve 180 professores vindo de outras localidades vão se encontrar na aldeia Água Viva ainda este ano, foi um bom encontro onde tivemos a oportunidade juntos elaborar um plano de atividades onde serão apresentados e aprovado no plenário da Câmara para aprovação e ter o reconhecimento para a inclusão nos projetos de Governos.  
 

       *Neste final de semana sexta, sábado e Domingo o Vereador Nasso esteve na comunidade do Caucho em uma agenda do Cacique Antônio nas aldeias com uma equipe de atores sócias, presidente da Associação, professores, coordenação de mulheres, representação da juventude, em fim foi uma grande caravana em visita três aldeias.

·        *Estas reuniões tinham como base fortalecer o plano de atividades em execução informações e propor metas até o final do ano onde em dezembro acontecerá um seminário de 05 dias de debates.


·     *   Andamento do projeto habitacional minha casa minha vida em andamento já em 3 aldeias 18 na aldeia praia, Caucho e nova aldeia 109 casas e serão construídas na comunidade do Caucho 14 já estão prontas e entregues as famílias.

·     *   Projeto de piscicultura em  andamento já estão sendo limpados os açudes para colar mais 50 mil alevinos nos açudes ainda este ano.


·     *  Projeto de avicultura também em andamento novo pintos irá chegar à comunidade do Caucho para desenvolvimento sustentáveis como o incentivo a produção agrícola as famílias.
artesanato 
  * Confecções dos artesanatos são umas das atividades que vem   crescendo na aldeia do Caucho após a realização do festival foi um grande incentivo às produtores de artesanatos.








ASSESSORIA DO GABINETE
ROSEMISTA MARINHO

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Sessão de vereadores

  Na sessão de terça feira dia 06/10/2015 o Vereador Cacique Nasso Kaxinawá fala na tribuna sobre a assembleia da OPIATAR que aconteceu nos dia 02 e 03/10/2015.

  A OPITAR Organização dos povos indígenas de Tarauacá foi fundada em 1995 com o intuito da melhoria do povo indígena, na saúde, na defesa da demarcação das terras indígenas e direitos a educação escolar indígenas o fortalecimento a cultura, á OPITAR se encontrava desativada a sete anos, mas agora os caciques se reuni e realiza a VIII assembleia geral e elege uma nova coordenação para os procedimentos das atividades junto as comunidades indígenas, fica o reconhecimento da nova diretoria eleita para os próximo anos de trabalhos coordenador Manoel Kaxinawá, vice coordenador Antônio Ferreira, tesoureiro Olival Lemos Ferreira, secretaria Geciane yawanawa sua sede ficara funcionando no prédio da assessoria indígena. 

  Parabenizou os eleitos do conselho tutelar, onde a população compareceu em peso para a votação tão esperada por todos.

  Na sessão de quarta feira dia 07/10/2015 o Vereador Cacique Nasso fala na tribuna sobre sua imensa satisfação de ser vereador hoje, em pode contribuir com a população  de nosso município, no intuito de ajudar   e pode busca novas alternativas para a melhoria de todos, para vivemos com transparência e dignidade, sua inteira disposição para melhoria e bem estar de todos.


  Sobre o canil já está sendo feita uma investigação, e esperando que tudo seja resolvido para a melhoria de nossa cidade, que a carrocinha venha desenvolver seu trabalho tirando os cães das ruas, onde os mesmos estão causando acidentes na cidade e nas estradas, e preciso ser visto tudo isso para o bem estar de todos e que Tarauacá passa a viver em dias melhores assim ressalta suas palavras o parlamentar.



assessoria do gabinete 
Rosemista Marinho