Visite

Acesse: vereadornassokaxinawa.blogspot.com.br - Contato: 68 9938-1042

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sessão de vereadores

  Na sessão desta terça feira o vereador Cacique Nasso Kaxinawá, em uso de suas palavras em pêsames ao ex-vereador Luís Meleiro pela morte de sua mãe dona Ireni.

  Neste fim de semana o vereador Cacique Nasso Kaxinawá esteve ausente da cidade, pois o mesmo estava em visita à aldeia do Humaitá, participando da 2ª edição do festival uma bonita festa realizada no local, onde reuniu varias aldeias, e diversos povos Tarauacá e Jordão.

  No sábado foi realizado na câmara municipal a 14° conferencia do PCdoB onde reuniu as lideranças do partido, e mais uma vez foi firmado o compromisso de ajudar Tarauacá, o compromisso de unificar e contribuir para o povo Tarauacaense.

  Participação do seminário do assessor indígena, na qual é representado pelo Cacique Bené, nos dias 05 á 08 de novembro aconteceu no fórum de São Paulo RCA-Rede de cooperação Assistencial em SP, debate sobre os jovens indígenas na aldeia e na cidade, com intuito de avaliar a politica de organização âmbito de fortalecimento cultural dos jovens indígenas como também a fragilidade a politica de organização indígenas no que refere à educação especifica e todos os povos indígenas brasileiros. 

  Nos dias 19 a 21, foi realizado o 3° fórum do movimento de associação dos agentes agroflorestais do Acre AMAIA/AC, no sitio da CPI/AC, onde foram feitas as avaliações das parceiras governamentais tais como projetos e convênios para pagamento de bolsa para os agentes.
Critério para ser agente agroflorestais
Como também foi criado um GT para discutir sobre a lei reconhecimento dos agentes como uma categoria profissional.
Hoje dia 24, está acontecendo oficina sobre o OIT 169, com as lideranças indígenas.
No dia 29 a 30, na aldeia Água – Terra indígena Praia do Carapanã, haverá a 2° reunião de planejamento de manejo de Pirarucu com a presença das lideranças e representante do WWWF, e representante de umas lideranças indígenas de Cruzeiro do Sul. Nessa reunião será definido o lagos de manejos e critérios.

  Dia 15, temos uma agenda para a terra indígena Ashaninka do Igarapé primavera para participar de uma reunião organizacional daquele Povo, onde estão discutindo sobre a educação, saúde, meio ambiente e organização interna.

  Domingo o vereador participou da reinauguração do mercado municipal onde foi entregue para a nossa população.   




ASSESSORA DO GABINETE
 ROSEMISTA MARINHO








quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sessão de Vereadores

  Na sessão desta quarta feira o Vereador Cacique Nasso Kaxinawá fala na tribuna sobre a 3° Assembleia geral dos povos Huni Kuî, sobre a organização do povo kaxinawá, o povo Kaxinawá é o maior povo que existe no Acre, na representação de 16 intinias, com suas representações por vários lugares do Acre, onde dará o inicio nesta quinta feira dia 5 de novembro  assembleia geral da FEPHAC, na aldeia Pinuya comunidade do 27 a partir das 08 horas da amanhã o encerramento sera no sábado.
  
  No dia 7 de novembro a 21 estará acontecendo o 2° festival Iskawate Kawaei na aldeia novo futuro, uma realização da terra indígena do Humaitá, onde vários grigos já se deslocarão para a aldeia onde são três dias de subida, uma gratidão e imensa satisfação para o povo indígena vendo a valorização da cultura indígena.

  Sobre os alugueis sociais nunca numa gestão se viu um prefeito pagar alugueis para moradores de nossa cidade, acontecerão algum imprevistos mais já estão sendo resolvidos, para a melhoria da população de Tarauacá, que o mesmo acredita que as mil casas serão construídas em nosso município, e que as famílias que vivem em alugueis sócias e em areias de ricos terão uma moradia fixa e segura.

  Sobre o local do cemitério, pois o cemitério esta em estado de calamidade, pessoas sendo enterradas encima uma das outras, o vereador em suas palavras diz que já estão à procura de um local para a construção de um novo cemitério, assim afirma o mesmo.

  A prefeitura já está com suas maquinas na abertura dos ramais, mais não se sabe se todos já foram limpos, as expectativas é que serão ainda este ano, o ramal do Caucho está na conclusão, até mesmo para facilitar o assessor a comunidade, pois na mesma esta sendo construídas as casas do programa minha casa minha vida.




Assessoria do Gabinete 
Rosemista Marinho