Visite

Acesse: vereadornassokaxinawa.blogspot.com.br - Contato: 68 9938-1042

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CACIQUE NARÇO E CACIQUE BENE, PROFESSOR OLIVAL



O vereador cacique Narço  esteve em conversa  com o cacique Bene diretor de cultura da secretaria municipal  de cultura e desporto, falando do planejamento das atividades que serão desenvolvido a partir de 2014. O que foi feito em 2013, a participação das políticas publica que foi realizado em Rio Branco no centro de formação dos povos da floresta  CPI onde estava presente lideranças indígenas do povos huni kui (Kaxinawa), ashaninka, katukina, manchinere, shawadawa, shanenawa, nukini, puyanawa, nawa, yawanawa, representantes 22 organização comunitárias e de categorias  profissionais,  manifestamos novas  vontades de que o ministério  publico  federal  acompanhe  as políticas indigenistas  promovidas  pelos Governo Estadual e Federal, apoiando-nos  na  avaliação  dos programas  governamentais , no exercito do controle social e do diretor de consulta, conquistas presentes na constituição federal de 1988 e na convenção 169 da organização internacional do trabalho (OIT).

Desde 1999, avanços significativos foram  observando  no dialogo entre o governo estadual  e os povos indígenas,  contudo, nos últimos  ano,  os resultados  dos programas governamentais  não satisfatório. Em casos  como o da educação escola indígena, a ausência de ações voltadas a valorização e garanti de direitos dos professores indígenas,  agrava a  situação. A  falta  de um dialogo continuo e a pouca preocupação  com a efetividade dos programas, demonstrada pela  ausência de mecanismo participativo de monitoramento e avaliação das ações,  seriam os motivos mais imediatos para origem de muitos problemas.

Vários documentos foram enviados, reuniões realizadas  com os secretários e assessores  do governo  do Acre,  onde  foram manifestadas insatisfações  com a condução das políticas  publicas  para os povos indígenas  e recomendações foram apresentadas.  Em 07 de março  desde ano,  foi entregue por nós no gabinete do governador um documento intitulando “carta das lideranças indígenas para os governador e sociedade. “ Ate o momento, nenhuma resposta  publica foi dada, tão  pouco foram  identificados esforços para o atendimento das recomendações ou realização de mudanças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário